Não importa como você aborda o gerenciamento de mídia social, seja com a ajuda de uma agência de marketing digital ou de um conjunto de ferramentas, é essencial entender mais do que a definição de gerenciamento de mídia social.
O que é gerenciamento de mídia social?
O gerenciamento de mídia social é o processo de criação, publicação e análise de conteúdo que você posta em plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e Twitter, além de envolver os usuários nessas plataformas. Você pode otimizar o gerenciamento de mídia social com ferramentas gratuitas e pagas, bem como serviços profissionais de gerenciamento de mídia social.
O que é um gerenciador de mídia social?
Um gerente de mídia social , seja trabalhando como consultor, funcionário interno ou membro da equipe de uma agência de mídia social , é um profissional qualificado em marketing , publicidade e gerenciamento de mídia social . Eles ajudam a atingir seus objetivos de mídia social, como aumentar o número de seguidores ou a receita de mídia social.
Por que praticar o gerenciamento de mídia social?
O gerenciamento de mídia social oferece vários benefícios, incluindo:
- Custo: não importa o seu orçamento de marketing, a mídia social é uma iniciativa econômica. É grátis entrar em redes sociais, postar conteúdo, responder a comentários de usuários e muito mais. Até mesmo a publicidade em mídia social oferece um canal lucrativo para alcançar seu público e construir seguidores online.
- Alcance: as redes de mídia social, do Facebook ao LinkedIn, podem conectar você com usuários em todo o mundo. Você também pode usar plataformas de mídia social, como o Pinterest, para atingir públicos de nicho. O marketing e a publicidade tradicionais não podem igualar o alcance – ou preço – ou social. É por isso que o gerenciamento de mídia social é uma obrigação para as empresas.
- Usuários: a incorporação da mídia social em sua estratégia de marketing permite que você alinhe suas iniciativas de marketing com o comportamento do usuário. Por exemplo, 74% das pessoas agora usam a mídia social ao tomar decisões de compra. Sem falar que 80% das pessoas recebem conselhos sobre compras nas redes sociais.
- Desempenho: Profissionais de marketing e proprietários de empresas concordam com o desempenho do marketing e da publicidade nas mídias sociais. Por meio do social, as empresas podem construir sua marca e até gerar leads e vendas. Quase 45% dos profissionais de marketing business-to-business (B2B) , por exemplo, conquistaram um cliente por meio do Facebook.
Com as múltiplas vantagens da mídia social , vale a pena considerar sua estratégia de marketing.
Aqui estão algumas das plataformas mais comuns para gerenciamento de mídia social:
Plataformas Sociais
O Facebook
Com quase dois bilhões de usuários diários , o Facebook é uma grande rede de mídia social. É por isso que as agências que oferecem serviços de gerenciamento de mídia social não se especializam apenas no Facebook, mas também o recomendam devido à variedade de sua audiência.
Saiba mais sobre o Facebook para marketing de mídia social:
- Dados demográficos: o Facebook oferece acesso a vários dados demográficos diferentes, desde idosos e jovens a homens e mulheres. Além disso, mais de 50% dos adultos nos Estados Unidos usam o Facebook várias vezes ao dia, o que permite que você se conecte a diversos segmentos de seu público-alvo.
- Usos: de uma perspectiva de gerenciamento de mídia social, o Facebook é útil para construir relacionamentos com clientes existentes e futuros. Também pode ajudar a construir fidelidade à marca, o que pode encorajar compras futuras.
- Vantagens: uma grande vantagem do Facebook é que ele apresenta uma ampla variedade de anúncios e formatos de conteúdo, de fotos a vídeos e texto. Melhor ainda, para mais de 40% dos profissionais de marketing business-to-business (B2B) , isso levou a novos clientes.
Não importa seu setor ou objetivos, espere usar o Facebook em sua estratégia de mídia social.
Twitter
Com 330 milhões de usuários mensais , o Twitter não oferece o mesmo alcance que o Facebook. No entanto, ele fornece à sua empresa acesso a um grupo de usuários que se envolve com marcas diariamente. Dependendo do seu público-alvo, isso é uma vantagem.
Saiba mais sobre o Twitter para marketing de mídia social:
- Dados demográficos: menos de 25% dos adultos nos EUA usam o Twitter, mas a plataforma de mídia social oferece acesso competitivo a usuários com idades entre 18 e 29 anos – mais de 40% dos usuários do Twitter são dessa faixa etária. Também é mais provável que estejam ativos na plataforma várias vezes ao dia.
- Usos: Ao contrário do Facebook, o Twitter se concentra mais nas notícias. Ele também enfatiza as conversas bidirecionais entre os usuários, sejam eles uma marca ou um consumidor. Se você deseja se envolver com seu público-alvo, o Twitter é uma boa opção.
- Vantagens: uma vantagem do Twitter são seus usuários – eles são ativos e ficam felizes em interagir com outros usuários. O Twitter também apresenta um público específico, o que é útil se pessoas entre 18 e 29 anos estiverem em seu mercado-alvo.
O Twitter não é para todas as empresas, mas oferece valor para aqueles em determinados setores.
Instagram
Com cerca de um bilhão de usuários mensais , o Instagram está se tornando um novo padrão para serviços de gerenciamento de mídia social. Seu foco em imagens, assim como em vídeos, incentiva as empresas a encontrar maneiras criativas de capturar e envolver seu público.
Saiba mais sobre o Instagram para marketing de mídia social :
- Dados demográficos: o Instagram é a principal plataforma para conectar usuários com idades entre 18 e 29 anos, bem como entre 30 e 49 anos. Mais de 70% dos americanos entre 18 e 29 anos usam o Instagram – para usuários entre 30 e 49 anos, o número é quase 50 %
- Usos: como o Facebook, o Instagram é útil para estabelecer uma relação com os consumidores, bem como envolvê-los. Dependendo do seu setor, você também pode usar o Instagram para gerar novos leads. É por isso que as empresas de varejo, entretenimento e beleza costumam usar a plataforma.
- Vantagens: um benefício do Instagram é que os usuários adoram usar a plataforma. É por isso que quase 60% fazem check-in várias vezes ao dia, o que aumenta as chances de os usuários não apenas verem suas postagens, mas também interagirem com elas.
Para certos mercados, o Instagram é uma plataforma obrigatória em sua estratégia de mídia social.
LinkedIn
Como a maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn oferece acesso a mais de 774 milhões de usuários . É por isso que é uma plataforma ideal para empresas que buscam recrutar candidatos, bem como se estabelecer como líderes do setor.
Saiba mais sobre o LinkedIn para marketing de mídia social :
- Dados demográficos: o LinkedIn é uma plataforma popular entre os universitários – mais da metade usa a rede. Melhor ainda, 90% dos usuários do LinkedIn também estão no Facebook, o que é útil se sua estratégia se concentra em ambas as plataformas.
- Usos: como o Twitter, o LinkedIn é útil para compartilhar materiais relacionados a notícias, como anúncios de empresas ou notícias específicas do setor. Ele também pode ajudar a desenvolver relacionamentos com outras empresas, além de construir sua reputação por meio do marketing de conteúdo .
- Vantagens: o LinkedIn oferece alguns benefícios para empresas, especialmente operações B2B. Para leads de B2B da mídia social, 80% vêm do LinkedIn . É por isso que mais de 60% dos profissionais de marketing consideram que é a plataforma mais eficaz para seus negócios.
Dependendo de seus objetivos, mercado e operações, o LinkedIn pode oferecer várias vantagens.
YouTube
Com mais de dois bilhões de usuários , o YouTube oferece acesso a mais de 80% dos adultos nos Estados Unidos. Em resposta, as empresas estão fazendo mais com suas contas do YouTube, desde a criação de vídeos instrutivos até a exibição de material de bastidores.
Saiba mais sobre o YouTube para marketing de mídia social :
- Demografia: como o Facebook, o YouTube apresenta uma ampla gama de usuários, de 18 a 65 anos ou mais. Até 49% das pessoas com 65 anos ou mais assistem ao YouTube, enquanto quase 83% das pessoas com 50 a 64 anos visitam a plataforma.
- Usos: com o YouTube, sua empresa pode fornecer aos usuários conteúdo informativo. Alguns exemplos incluem vídeos de instruções sobre seus produtos, bem como vídeos explicativos relacionados ao seu setor ou serviços. Isso pode aumentar o conhecimento da marca do usuário, bem como levar a conversões.
- Vantagens: um benefício notável do YouTube é que ele converte mais do que qualquer outra plataforma de mídia social – até mesmo o Facebook. Isso pode levar a grandes ganhos para sua empresa, especialmente se você estiver oferecendo um produto caro.
Embora consuma mais tempo do que outros canais de mídia social, o YouTube vale o investimento.